Postagens Mais Procuradas


18 de dezembro de 2007

Conversor para TVs Analógicas? Precisa?

Está no UOL Tecnologia um artigo grande, falando de conversores / decodificadores (decoders). O artigo parece completo e bem elaborado, mas na minha opinião orienta mal o leitor num tópico em especial: Quem tem TVs antigas, analógicas (20, 29, 32 polegadas, etc) deve ter um conversor?
Leia um trecho do artigo, que comentarei em seguida:

"O primeiro item de que você vai precisar para receber sinais de TV digital na boa e velha TV da sala vai ser um receptor de sinal digital, também chamado de "set-top box". Esta caixinha recebe os sinais da antena, os decodifica e repassa para a TV.

A maioria dos fabricantes anunciou até agora dois modelos de conversores: um mais simples, para as TVs de tubo, com saída de imagem via conexões RF, vídeo-composto e video-componente, e um mais sofisticado, com uma saída HDMI para conexão a TVs de alta definição"
Bom, você NÃO PRECISA receber
sinais de TV digital "na boa e velha TV da sala".
A diferença de qualidade na imagem - se houver - vai ser imperceptível. Pelas regras do Ministério das Comunicações (MC), o sinal analógico permanecerá no ar por mais 10 ANOS. Você pode assistir TV normalmente sem decodificador / conversor na sua TV antiga.

Deixe para a hora da compra da TV nova a decisão de comprar uma TV com decodificador embutido (Full HDTV) ou com decodificador externo (HDTV Ready).

Me parece que, como acontece com freqüência no país, estão querendo "faturar em cima" da novidade. Não basta termos os conversores mais caros do mundo. Agora querem que você compre um decoder digital para sua TV analógica.

Se você tem uma TV 29 polegadas ou maior, das antigas, com boa qualidade de imagem, você verá (já está vendo) imagens melhores. Pouca coisa, mas melhores. Um decoder não vai fazer diferença. Na minha modesta opinião, é jogar dinheiro fora.

IMPORTANTE: Há uma exceção honrosa. A Philips tem um modelo 29 de tubo CRT (TV da foto acima) que é HDTV Ready 1080p. Está pode usar um bom decoder para receber imagens digitais em altíssima definição (1080p é o maior patamar possível, as transmissões brasileiras são em 1080i)

Leia mais sobre a Philips 29" CINEOS clicando aqui.
Leia mais sobre "resolução". "1080 linhas", HDTV Ready clicando aqui.

adaptado e comentado por Paulo Nader da Cunha
PauloNaderCunha's Your Story News

Google Maps com Weather Layer - Camada de Clima