Postagens Mais Procuradas


14 de dezembro de 2007

Vou comprar minha TV HDTV, o que devo saber?

Natal, 13o salário, economias reservadas para isso, pressão da família. Chega mais um fim de semana e está na hora de sair para comprar sua TV digital HDTV. Seguem algumas dicas importantes:
  1. Compre LCD. A menos que a oferta da plasma seja irrecusável e ela seja COM CERTEZA Full HDTV.
  2. LCD tem que ser 1080i ou 1080p - a exceção é se você vai comprar TVs/monitores menores do que 42 polegadas. Nesses tamanhos TVs 720p são aceitáveis (embora vá haver perda de qualidade na imagem).
  3. Pense no tamanho do ambiente em que vai instalar sua TV. Quanto menor o ambiente, menor a TV. Por um motivo simples: existem distâncias mínimas para assistir TV -até as antigas analógicas -com conforto e boa imagem. GRANDE DEMAIS OU PERTO DEMAIS PIORA A QUALIDADE VISUAL (veja tabela de distâncias ao final).
  4. Nunca, NUNCA acredite no que fala o vendedor. Você tem Internet, pesquise e decida o que quer ANTES de ir para a loja. Visite boas lojas online e o site dos fabricantes.
  5. Se o preço compensar, compre uma FULL HDTV, ou seja, com conversor digital embutido.
  6. Peça para ver a TV funcionando, mexa, opere os controles, teste distâncias.
  7. Não compre ainda o conversor digital, a menos que tenha dinheiro sobrando,ou, claro, se optar por uma FULL HD.
  8. Compare preços e condições. Nem sempre aquele parcelamento vale a pena (na verdade, quase nunca vale). Mesmo parcelamento "sem juros" tem algum custo embutido.
  9. Visite várias lojas.
  10. Compre online. Lojas virtuais conhecidas são confiáveis e têm excelentes condições de preço e pagamento (use a caixa de pesquisa do nosso blog para pesquisar nas americanas.com. Se for o caso, veja a TV numa loja ou show-room, escolha com calma e compre online.
Para evitar gastar mais e ainda ter uma percepção visual ruim da imagem, siga a tabela abaixo, que indica a distância média entre quem assiste e a tela da TV:

Tamanhos de tela ideais para a sua tela (distância x tamanho em polegadas):
  • Entre 1,20 e 2,00 metros - 30 polegadas
  • Entre 1,50 e 2,50 metros - 34 polegadas
  • Entre 1,75 e 3,00 metros - 42 polegadas
  • Entre 2,25 e 4,00 metros - 52 polegadas
  • Entre 2,75 e 5,00 metros - 56 polegadas
  • Entre 3,00 e 4,20 metros - 62 polegadas
Atenção: as distâncias e medidas acima não são "CHUTE": são baseadas em equações que levam em consideração a diagonal da tela - numa TV analógica de 29 polegadas, por exemplo, a distância ideal é de 3 a 3,5 vezes a medida da diagonal da tela (29 polegadas = 69 cm), ou seja, entre 2,20 e 2,50 metros). A mesma regra se aplica às TVs digitais, mesmo com tela widescreen.
A distância pode ser um pouco maior, com pouca perda (mas com menos "imersão" na imagem. Distâncias menores que as da tabela irão efetivamente piorar a qualidade visual -ou seja, dinheiro gasto à toa.

Se tiver alguma dúvida, me escreva!
Paulo Nader da Cunha - paulo@nader@gmail.com
PauloNaderCunha's Your Story News

Google Maps com Weather Layer - Camada de Clima