Postagens Mais Procuradas


17 de dezembro de 2007

Afinal, Compro HDTV FULL ou READY?

Entenda a diferença. Full HDTVs têm um decodificador digital, chamado freqüentemente de um sintonizador ATSC . Isto significa que elas podem receber e apresentar sinais em alta definição transmitidos por TVs abertas (do canal 2 ao 13). Com este conversor ATSC você pode assistir transmissões gratuitas em HDTV, das grandes redes de TV aberta simplesmente usando uma antena UHF.

HDTV Ready são televisores que podem exibir vídeo em alta definição, mas eles não têm um conversor embutido. Para assistir HDTV em uma TV Ready, você precisará de um conversor digital externo, também chamado de set top box.
Em dezembro de 2007, quando a TV Digital começou no Brasil, o preço dos conversores é absurdamente caro - Entre 600 e 1600 reais. Esse preço vai baixar, mas quando? Se você quer uma TV agora, compare os preços de TVs Full e Ready. Exemplo: você achou dois modelos de 42", 1080i, com Picture-in-Picture. Se o preço da Ready somado ao preço do conversor for menor que o preço da Full, compre a Ready. Mas atenção: veja os recursos do conversor!
Muitas TVs FULL têm disco rígido interno, que permite gravar programas, dar pausa e assistir depois, dar replays na imagem, além de permitirem (no futuro) ações interativas como comprar pela TV, votar em pesquisas, etc, usando o controle remoto.
Comprar um conversor com todos esses recursos pode deixar a HDTV Ready mais cara - e são poucos e caros os modelos disponíveis no Brasil.

As Ready são, normalmente, mais baratas que as Full. Então, quem deve comprar qual?

Se você só assiste emissoras abertas e encontrar um modelo Full convidativo (preço, recursos), compre.

Se você é assinante de TV à cabo ou por satélite, informe-se com sua operadora de TV. Em algum momento, todas oferecerão a troca dos receptores /conversores atuais por conversores digitais. A operadora NET prometeu seu conversor digital já para dezembro de 2007, e a TVA para os primeiros meses de 2008. TVs por satélite como a SKY já têm receptores /conversores digitais - consulte para saber se o seu é compatível. Em todos esses casos uma boa TV Ready já basta. Os conversores das operadoras devem ter modelos simples e modelos com funções degrvação, pausa, mosaico, etc.

Se você é um consumidor voraz de títulos em DVD, ou um gamer profissional, não se preocupe: as TVs Ready e Full vão receber os sinais de DVDs Blu-Ray, HD-DVD, Playstation 2 e 3, computadores*** e camcorders HDV sem problemas. Nesses casos não há necessidade de conversor /decodificador.

*** Somente computadores com placas de vídeo compatíveis com HDTV podem enviar imagens de alta-definição para uma TV Full ou Ready. Placas antigas, de baixo custo ou computadores com vídeo onboard (embutido na placa-mãe) não devem ser compatíveis. Computadores assim, quando conectados a uma HDTV vão apresentar imagens de baixa definição, e qualidade muito inferior à que você vê no monitor.
PauloNaderCunha's Your Story News

Google Maps com Weather Layer - Camada de Clima