Postagens Mais Procuradas


26 de dezembro de 2007

COMPREI MINHA HDTV, E AGORA? DICAS E CUIDADOS

Você pesquisou, conversou com a família, visitou lojas, procurou na internet. Agora o negócio está feito: sua TV de alta-definição está em casa, ou a caminho. Não importa se plasma, LCD, tubo CRT, Full HDTV, HDTV Ready. Há cuidados a serem tomados, para que você possa usufruir ao máximo da sua nova TV de alta tecnologia.

Primeiro, diminua as expectativas por algum tempo. Inicialmente, só a grande São Paulo (região Metropolitana) irá receber o "sinal aberto" (emissoras do canal 2 ao 13) em HDTV, gratuitamente. Ainda assim, lembre: somente alguns programas, em alguns horários, serão transmitidos em alta-definição.
E é preciso ver se, mesmo morando na Grande São Paulo, seu bairro recebe adequadamente os sinais.
Mas nada disso é mais importante do que a instalação BEM FEITA do equipamento, se possível por técnicos especializados. A maioria das boas lojas - online ou não - oferece serviços de instalação incluídos no preço do produto. Mas instalar sua plasma / LCD não é "bicho de sete cabeças". O processo mais arriscado, na verdade, é retirar o equipamento de sua embalagem original, e instalá-lo em sua base ou sobre o móvel escolhido - que, diga-se, deve sedr muito bem escolhido para suportar o peso e equilíbrio diferente das TVs "fininhas". Se for o caso, gaste mais um pouco, e compre um móvel adequado.
Mesmo que seu bairro receba o sinal adequadamente, você pode ter problemas com as instalações de seu condomínio. Nesse caso,procure testar o uso de uma antena interna ou da antena externa que pode ser instalada na sacada ou área de serviço, que mostro na postagem que você pode ler clicando aqui.
Mesmo que esteja tudo ok - sua TV bem instalada, móvel adequado e firme, antena ideal comprada e instalada - é preciso ler DE PONTA A PONTA o manual do equipamento.
Brasileiros (e seres humanos em geral) não gostam nem lêem manuais.

Mas, se quiser tirar o melhor da sua HDTV, é preciso conhecer tudo sobre ela.

Um atalho para isso, é ler os principais tópicos do nosso Blog, que você pode encontrar clicando aqui. Não só na lista de "dúvidas principais" que você encontra no início da página, mas em outras postagens, que você pode encontrar pesquisando o arquivo do Blog, na barra esquerda da tela. Mesmo com as dicas do Blog, é importante ler os manuais. Cada marca, cada modelo, cada sistema engloba recursos diferentes, técnicas diferentes, configurações diferentes.

Os itens que considero importantes para que você tenha uma experiência adequada são (clique nos itens sublinhados para saber mais): cabos e conexões compatíveis e de qualidade, como acabei de falar, antenas adequadas, a escolha de um bom posicionamento no ambiente , entender as diferenças básicas da TV analógica para a TV Digital HDTV.




Você comprou uma FULL HDTV? Então não precisará de conversor externo e deve ter mais recursos à disposição. Mas pode ter gastado mais do que gostaria. Como já expliquei em outras postagens, se você só assiste TV aberta (canais 2 ao 13) e DVDs (os normais com resolução normal, 480 linhas, os Blu-ray e HD_DVD com 1080 linhas progressivas - 1080p), a TV FULL HDTV é a ideal para você.

Você comprou uma HDTV READY e ainda não achou um conversor com um preço que não seja extorsivo? Seja paciente. Espera-se que os preços baixem, em especial se os modelos CARRÍSSIMOS colocados à venda encalharam nas vendas de Natal. De qualquer forma, você vai poder curtir sua HDTV com programas da TV analógica e DVDs comuns (ou Blu-ray e HD-DVD). As imagens da TV analógica pode frustrar um pouco. Sem decodificador (conversor), as imagens tendem a ficar "quadriculadas, com uma definição parecida com VHS ou vídeos do YouTube. Mas não se apavore. É uma questão de tempo até que tenhamos bons conversores por bons preços.
Você tem TV por assinatura? Cabo ou satélite? Entre em contato HOJE com sua operadora, pergunte como migrar para os planos HDTV. As TVs HDTV READY, mesmo sem conversor, vão receber HDTV das TVs por assinatura, desde que você peça a troca do conversor antigo. Isso vai ter um preço. Pode não ser barato. Mas a variedade de programas em alta-definição da TV por asinatura é maior, e quase todas as operadoras oferecem os canais 2 a 13 nos pacotes (informe-se: se não oferecerem, você precisará de 2 conversores, o que é "caso de polícia").





As operadoras NET e TVA já prometeram - e me parece que já estão disponibilizando - os novos conversores. Atenção: a SKY transmite sinal digital, para os conversores antigos, MAS COM 480 LINHAS DE DEFINIÇÃO,A MESMA DA TV ANALÓGICA. Também é preciso trocar o decodificador dessa operadora. Leia mais sobre a polêmica do "sinal digital" da SKY clicando aqui.

Como já disse, seja paciente: toda nova tecnologia exige paciência e um pouco de estudo. Você lembra o quanto "apanhou" da internet, ou dos primeiros windows? A boa notícia é: TV Digital de alta-definição (HDTV) é bem mais fácil. Aproveite os recursos que já estão disponíveis no equipamento em que comprou, e providencie as alterações necessárias para assistir HDTV com todo o potencial.

Pode ser que você já tenha tudo o que é necessário - e more na cidade certa. Se não for assim, não se sinta frustrado: você acaba de entrar numa nova era de entretenimento, que em alguns meses vai permitir inclusive interatividade.
É uma questão de tempo - pouco tempo. Logo você "estará" Full HDTV :).

Entre hoje e amanhã vou tentar desscobrir se o sistema de transmissão prometido pelas redes Bandeirantes e Rede TV e pelo MC - de termos HDTV via parabólicas comuns em todo oBrasil, ainda em dezembro - já está sendo implementada.
Também vou tentar postar quais programas de quais emissoras estão sendo transmitidos em HDTV. para sua referência.

Uma boa novidade, em especial para quem assina os feeds RSS do nosso Blog TUDO SOBRE TV DIGITAL - HDTV: até o final da semana teremos um podcast. Além de ler as principais novidades que publicamos todos os dias, você poderá também ouvir explicações e dicas detalhadas em áudio, SEM SAIR DO BLOG. E estamos estudando, para janeiro, TUTORIAIS EM VÍDEO, SOBRE HDTV E SOBRE FILMAGENS COM AS NOVAS CAMCORDERS DESSE SISTEMA, ENTRE OUTRAS TÉCNICAS E NOVIDADES.

Assine o feed RSS ou o feed GOOGLE do nosso BLOG, clicando, no início da barra lateral à esquerda, ou ao final da página, nos botões e banners.
Enhanced by Zemanta
PauloNaderCunha's Your Story News

Google Maps com Weather Layer - Camada de Clima