Postagens Mais Procuradas


27 de agosto de 2011

Google WEB Drive ou GMail Drive?

Desde 2006 se fala que a Google poderia criar um serviço de Disco Virtual, para armazenamento de arquivos. Tinha até nome, Google WEB Drive. Chegou a virar piada de 1o. de abril., e nunca "vingou".  O Google Docs acaba sendo uma alternativa pobre. Oferecendo de graça 1 Gigabyte, vende espaço extra a baixíssimo custo. Mas não é um drive virtual de verdade. Você pode ler sobre as opções de hospedagem e espaço do Google Docs nesta análise sobre computação em nuvem que postei na Nomadismo Celular.
Mas existe uma opção, não-oficial, que a Google parece tolerar: o GMail Drive shell extension. Como o nome diz, o programa é uma file extension, integrando-se ao shell (Explorer) e aparecendo como se fosse um disco do Sistema.
Conheço e uso o programa desde 2006, mas o desenvolvedor alerta que não dá suporte de qualquer espécie, se a Google bloquear o serviço. Nestes anos todos houve momentos em que a empresa poderia tê-lo feito - na implantação do GMail 2.0, por exemplo, mas não o fez. Teho, atualmente, 700 Mb de arquivos "guardados" no GMail Drive, que está em sua versão 1.0.17.
Por se integrar ao shell, o GMail Drive permite criação de pastas, renomear pastas e arquivos, drag&drop de arquivos, entre outras facilidades.
Uma limitação meio chata do disco é aceitar arquivos de no máximo 25 Megabytes. Mas com o Winzip ou Winrar é possível dividir arquivos maiores em "blocos" de 25 Mb, enviá-los e remontá-los quando necessário.
Assim como o desenvolvedor, não posso dar qualquer garantia de que o GMail Drive deixe de funcionar por alguma decisão da Google. Mas recomendo a experiência. E é uma opção interessante para manter me backup de arquivos, programas freeware e drivers de dispositivo, além de fotos ou qualquer arquivo que você possa precisar quando estiver "na estrada".
O site oficial do GMail Drive é o viksoe.dk.Lá você tem (em inglês) informações extras sobre este e outros programas criados pelo desenvolvedor.
Se você procura postagens, artigos, tutoriais sobre smartphones, tablets, apps para celular, não deixe de nos visitar na Nomadismo Celular, especializada em mobilidade. E volte sempre ao nosso Mundo Digital.
PauloNaderCunha's Your Story News

Google Maps com Weather Layer - Camada de Clima