Postagens Mais Procuradas


10 de dezembro de 2007

Transmissão Digital começa com problemas


Era de se esperar, há sempre um período de adaptação. Mas tantos problemas? Autoridades e emissoras não disseram - modestamente - que nossa TV digital de alta-definição é a melhor do mundo?

Pois bem, a revista Veja publicou matéria falando dos problemas na transmissão e recepção dos sinais nessa primeira semana. Vou publicar alguns trechos, que podem ser lidos na revista que foi às bancas em 8 d dezembro passado. O link para a matéria, no site da revista, é este http://veja.abril.uol.com.br/121207/p_152.shtml, porém somente assinantes poderam acessar até dia 15/12. Após, a revista libera a edição da semana para qualquer internauta.

"A estréia oficial das transmissões da televisão digital brasileira começou por São Paulo na semana passada e foi frustrante. O presidente Lula usou uma rede nacional de emissoras para anunciar, como não poderia deixar de ser, "a melhor televisão digital do mundo". Ela começaria exatamente às 8 e meia da noite de domingo, dia 2 de dezembro. Fez-se, então, uma contagem regressiva: cinco, quatro, três, dois, um e..........! Nada..."

A revista mostra ainda duas fotos (clique para ir para a matéria) com o que se via nas primeiras transmissões feitas, no dia seguinte:













"Mas quem assistiu à TV digital em São Paulo? Pouquíssima gente. Apenas alguns vanguardeiros, que haviam comprado conversores, a antena correta e moram em bairros com "cobertura de UHF." Quem não preencheu todas as condições acima viu apenas mensagens como "Sem sinal" ou "Sinal fraco". Na melhor das hipóteses, viu imagens instáveis..."

A revista ainda apresenta informações úteis para quem mora na capital:

"A antena UHF é essencial para captar a TV digital – mas como escolher a antena adequada? Depende. Em muitos bairros paulistanos, a antena interna não é suficiente para captar o sinal digital. Segundo levantamento da Universidade Mackenzie, 52% dos domicílios que recebem o sinal analógico convencional da TV aberta em São Paulo utilizam uma antena externa, instalada no telhado das casas ou no topo dos prédios. O problema é que a maior parte dessas antenas foi projetada para captar apenas a freqüência VHF, que carrega o sinal analógico. Trocar a antena coletiva de um edifício para receber o sinal em UHF é uma solução que parece simples. Parece. Se o prédio for antigo..."

A matéria é extensa e bastante completa, vale a pena ler.
PauloNaderCunha's Your Story News

Google Maps com Weather Layer - Camada de Clima